sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Mais pins Ana Oliveira

Lindos, lindos, lindos. A Ana não pára de nos surpreender!

(imagens removidas por uma questão de espaço, consulte-as no nosso site)

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ana Oliveira

Nasceu em Lisboa em 1981, onde vive hoje.

Em 2006 licenciou-se em escultura pela Faculdade de belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Desenha desde sempre, mas foi durante o Erasmus, na Alemanha, uns anos antes, que começou a fazer pequenos desenhos que viriam a influenciar as suas ilustrações posteriores... e só no final do curso, na disciplina de Desenho V, é que começou a dar mais importância à ilustração.

A principio desenhava para si e sem grande preocupação em fazer algo mais sério, mas foi tomando o gosto ao pequeno formato e a sua "azelhice com computadores" e programas de tratamento de imagem fê-la descobrir que gostava (muito) de aguarelas.

A ilustração foi-se tornando cada vez mais no seu principal meio de expressão, fez alguns workshops de ilustração e frequentou todo o tipo de conferencias sobre o tema que conseguiu. O contacto com a ilustração cientifica ajudou-a a ser mais metódica, disciplinada e frequente nos seus desenhos introduzindo o Diário Gráfico, e a criação do blog Ilustrana permitiu-lhe contacto com pessoas da mesma área de uma maneira que nunca imaginou possível.

Tem um imenso fascínio pelos contos tradicionais e de fadas, mas subverte frequentemente a história original, pelo puro prazer de brincar com as segundas leituras que elas podem ter... Por este motivo adora também desenhos com frases e frases com desenhos e uma das suas maiores inspirações são os cartazes de rua, os mupis e a publicidade em geral.

"Se não gostasse tanto de escultura acho que teria sido designer :)"

Curiosamente acabou por trabalhar muito mais vezes em filmes de animação de volumes (construindo marionetas e adereços) do em qualquer das outras áreas que tocou. Continua com o sonho de um dia poder fazer sobretudo ilustração.


A Ana é a nossa novíssima autora e estamos muito felizes por tê-la na nossa equipa. Bem-vinda!!! :)



(imagens removidas por uma questão de espaço, consulte-as no nosso site)